Home DIY Como pintar móveis de madeira

Como pintar móveis de madeira

41
como pintar moveis de madeira

Quando surge a ideia de mudar a decoração em um ambiente, muitas pessoas imaginam que será necessário desembolsar um bom dinheiro e uma razoável dose de paciência para isso. O que algumas pessoas não sabem é que, dependendo dos elementos já presentes no ambiente, mudanças sutis podem renovar todo um ambiente e gerar o efeito esperado com um esforço não muito grande. Pensando nisso temos um belo DIY sobre como pintar móveis de madeira, acompanhe com a gente!

1 – Prepare a área onde irá trabalhar

forre o chão para pintar moveis de madeira

Antes mesmo de pensar em trabalhar no móvel é interessante preparar o ambiente para evitar fazer muita sujeira ou manchar o chão. Por este motivo, forre toda a área onde o móvel estará com jornais ou um pano velho.

2 – Lixe toda a superfície do móvel

lixar movel de madeira

Não pense que para pintar um móvel você não terá que preparar a madeira adequadamente. Para um aspecto bonito em uma aparência duradoura, será necessário que você retire todo o verniz e demais materiais que ficaram na superfície do móvel anteriormente. Por isso, use uma lixa grossa por toda a superfície do móvel e certifique-se que todo o material foi retirado.

3 – Aplique o primer

tinta primer para madeira

O primer é um material especial para preparação de superfície. Ele dará um ar mais harmônico à madeira e ajudará em uma melhor aderência da tinta ao seu móvel. O primer é também um dos valiosos segredos de como pintar móveis de madeira, e você o encontra em qualquer loja de tintas.



4 – Use uma lixa fina para preparar a superfície

Após aplicar o primer, antes de usar a tinta para pintar o seu móvel de madeira, é importante utilizar uma lixa novamente, desta vez um modelo do mais fino. Esta esta etapa ajudará na aderência da tinta à madeira e em uma melhor harmonização das cores.

5 – Aplique a tinta

pintar movel de madeira

Agora ficou fácil! Com toda a preparação do móvel é simples aplicar a tinta e obter um ótimo resultado. Aplique a tinta com um rolo inicialmente e dê o acabamento com um pincel. Se necessário, após o período aproximado de 8 horas, aplique a demão.

Qual tinta devo usar?

O tipo de tinta que deve ser utilizado na pintura de móveis de madeiro é o Esmalte. A tinta esmalte possui grande durabilidade e um brilho especial, com certeza trará um aspecto mais do que especial aos seus móveis.

Fotos de móveis pintados

Confira abaixo algumas fotos de móveis pintados e inspire-se para trabalhar a decoração da sua casa.

como pintar moveis de madeira

como pintar movel de madeira

como pintar moveis de madeira

cadeiras de madeira pintadas

E aí, o que achou? Agora é partir para ação e trabalhar em uma bela decoração dos móveis da sua casa, deixe um comentário! 🙂

POSTS SIMILARES

41 COMENTÁRIOS

    • Adorei, gosto de fazer isso em casa e aprendi uma coisa nova, não sabia que tinha que passar Primer antes da pintura. Muito obrigada.

      • Olá Lucia, agradecemos muito a sua visita!

        Depois volte para nos contar como foi a experiência com o Primer, temos certeza que você irá notar uma boa diferença. 🙂

        Até logo!

    • adorei essas dicas..tenho vontade de pintar um móvel ja antigo, mas tinha receio. de não ficar bom…com estas dicas estou me animando. qdo. fizer vou postar. obdo. p dicas gostei mt.

    • Olá Elisa, é um prazer ter você por aqui!

      Muito bom saber que já utiliza esta técnica, renovar os móveis é tudo de bom, não é mesmo? 🙂

  1. Boa Noite. Achei ótima a dica e instruções. Porém não se falou que tinta devo utilizar para pintar o móvel.
    Gostaria de uma resposta. Obrigada

    • Olá Teresa!

      Agradecemos a sua visita e o seu comentário. A tinta que você deve utilizar é a Tinta Esmalte.

      Um grande abraço!

  2. Muito lindo! Já fiz alguns trabalhos em madeira e adoro usar o praimer antes da tinta. Excelente dica.

  3. Tenho um guarda roupa desses preto colonial, gostaria de pintar de um azul bem clarinho, o passo a passo é este mesmo? e tenho que pintar com rolinho?

    • Olá Claudionora!

      Sim, o passo a passo é este mesmo. Você poderá pintar com o rolinho e fazer o acabamento com um pincel. 🙂

      Abraços!

    • Oi Ale!

      Neste caso você poderá revestir as polias com um plástico ou jornal e executar o procedimento normalmente. 🙂

      Abraços!

  4. Essas dicas podem ser feitas em móvel de cerejeira ? tenho uma penteadeira que gostaria muito de mudar de cor, para harmonizar com o restante dos móveis do quarto….Obrigado !!!

    • Olá Marli!

      Indicamos sempre o primer, pois ele ajuda justamente a dar um efeito mais profissional à cor.

      Com o primer você conseguirá muito mais homogeneidade na cor do seu móvel.

      Abraços!

    • Olá Josy!

      Bom, neste caso deve ser avaliado o estado do móvel. O ideal é levar em um marceneiro ou restaurador para avaliação.

      Abraços!

    • Oi Sueli, tudo bem?

      Então, na verdade vai da sua preferência, pois a tinta esmalte você encontra tanto na opção com brilho ou fosca.

      Esperamos ter lhe ajudado. 🙂

      Abraços!

  5. Ola… tenho um rack em madeira que acho muito lindo… o problema é que meu cachorro comeu um pedaço dele…kkk…. como ja o comprei usado tinha algumas marcas… ja apliquei a massa de madeira e falta a pintura. Minha duvida é a seguinte: devo lixar o movel inteiro?… afff… é muito grande e pesado…. adoro suas dicas….

    • Oi Valquiria, tudo bem?

      Então, a etapa da lixa é fundamental para se ter uma pintura bem acaba e homogênea. Por este motivo aconselhamos lixar todo o móvel sim!

      Mas fique tranquila, todo o esforço será recompensado, seu rack ficará lindo! 🙂

      Um grande abraço!

  6. Achei muito lindo tenho alguns móveis de madeira que meu irmão fez patina, não sou muito fã não de patina, estou querendo escolher uma cor para reforma-los, amei as dicas e sugestões.

  7. Olá, gostaria de tirar uma dúvida! Estou restaurando um móvel de madeira, já lixei e tirei toda a pintura antiga, mas utilizei a tinta a óleo na nova pintura e não ficou bom! Posso passar mais uma demão em tinta Esmalte, (em cima da óleo), ou não?

    • Olá Joice, tudo bem?

      Então, aconselhamos que comece o processo do zero novamente. O ideal é lixar a tinta óleo e começar novamente com o primer e a tinta esmalte.

      Um abraço!

  8. Adorei essa ideia, gostariade saber como posso pintar um guarda roupa de sucupira. Tenho um antigo , porem muito bom, quero dar uma modernizada nele. grata

  9. Outra maneira muito prática de pintar móveis de madeira sem a necessidade de lixar, é aplicando Batida de pedra, que é emborrachamento automotivo. Respeitando o tempo das demãos, fica perfeito e sem aquele trabalhão chato de lixar. Após 2 demãos de batida de pedra, é só pintar com a tinta de sua preferência. E ainda tem a vantagem de poder pintar em cima de qualquer material, inclusive plásticos e fórmica.

  10. Amei a dica de vcs sou apaixonada por decoração e gosto muito de pintar seja o que for vou tentar essa técnica em uma mesa

Comente