Home Cômodos da casa 6 dicas fundamentais para decoração de sala pequena

6 dicas fundamentais para decoração de sala pequena

3
decoração de salta pequena

Os ambientes compactos fazem parte da vida da maioria das pessoas nos dias de hoje, principalmente para quem vive em apartamento e nas grandes cidades. Por um lado é interessante, pois residências menores são mais práticas, fáceis de limpar e se adequam tranquilamente ao estilo de vida urbano contemporâneo, onde as pessoas tendem a passar mais tempo fora de casa trabalhando, se exercitando ou passeando.

Ainda com a natural pressa do dia a dia, há ainda quem se preocupa em criar ambientes bem decorados dentro de casa. E quando o espaço não é favorável, isso pode se tornar um baita desafio!

Por este motivo a nossas dicas de hoje são sobre decoração de sala pequena. Continue conosco confira todas as dicas abaixo!

1 – Utilize cores claras na sala de estar

cores claras para decoração de sala pequena

Cores claras são mais suaves e abertas, ideais para integrar a decoração de uma sala pequena. Utilize cores claras como o verde, amarelo, azul, branco, areia ou rosa e tenha um sala em tom mais neutro que joga a atenção aos demais elementos que compõem à decoração, ao invés de passar a ideia clara de limitação nos quatro lados da sala.

2 – Uma parede listrada também é uma boa ideia

listras na decoração de sala pequena

Caso queira utilizar mais de uma cor nas paredes, opte por listras horizontais. A ideia é que este tipo pintura para parede crie uma visão mais prolongada do espaço, algo que torna esta uma ótima dica para decoração de sala pequena.

3 – Distribuição, quantidade e tamanho dos móveis

distribuição dos móveis na decoração de sala pequena

É importantíssimo ter atenção quanto aos móveis quando se deseja executar um projeto para decoração de sala pequena. Os móveis devem ser distribuídos harmonicamente no entorno da sala. Considere não utilizar uma mesa de centro, pois ela geralmente consome uma parte considerável da área útil de uma sala de estar pequena.

Caso tenha uma TV de LCD na sala, você poderá optar por utilizar um rack mais curto, o qual lhe ajudará a poupar bastante espaço.

4 – Cortinas lisas e com tons claros para uma sala pequena

cortinas levas para decoração de sala de estar pequena

Quanto às cortinas, o ideal é que você utilize modelos lisos e em tons claros. O motivo está basicamente no efeito causado por esta cortinas, que irão suavizar o espaço da sala ao invés dos demais modelos estampados e de cores mais quentes. Lembre-se que quando o assunto é decoração de sala pequena, o ideal é sempre optar pela neutralidade e o minimalismo.

5 – Os espelhos não podem faltar!

espelhos para decoração de sala pequena

Não precisamos nem nos prolongar muito sobre os espelhos, afinal todos sabemos que eles são ótimos para dar mais amplitude ao ambiente. Por este motivo, escolha uma das paredes da sala e coloque o maior espelho que conseguir!

6 – Sofá em “L” para sala pequena

Sofá em L para decoração de sala pequena

O sofá em “L” é uma ótima opção para integrar a decoração de uma sala pequena. Isso ocorre porque ele permite que se aproveite um dos cantos da sala de estar e de cara tira a necessidade de se ter um outro sofá no cômodo, pois facilmente poderá acomodar de 3 a 6 pessoas, dependendo do modelo utilizado.

Decoração de sala pequena: detalhe final

Um detalhe final é como deve ser feito o planejamento da decoração de uma sala pequena. Começo pelos móveis que irão compor o ambiente. Depois passe pelas cortinas e tapetes, escolhendo então os acessórios que irão sobre os móveis e os quadros para as paredes.

O último elemento para se escolher será a cor das paredes. Como já falamos no início, quando a ideia é decorar uma sala pequena, os tons claros são essenciais. Porém, somente após a escolha de todos os elementos de decoração você terá uma ideia mais concreta sobre qual cor utilizar nas paredes.

E aí, o que achou das nossas dicas? Fique conosco e não deixe de comentar!

PS: Veja também 10 dicas de decoração para banheiros pequenos.

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Leila!

      Bom, com os livros você pode fazer uma distribuição em locais onde geralmente não se coloca outras coisas. Por exemplo, embaixo da mesa de centro.

      Uma outra opção é empilhá-los ao lado do sofá a partir do chão e colocar uma luminária por cima, fica bem estiloso também.

Comente